top of page
pierrefelice70

ICON PORTRAITS

PROJETO EXPOGRÁFICO > “Freud e a ArtePsicanálise”


O presente projeto trata-se da continuidade do tema “Toten & Tabu” (exposição individual baseada no texto de Sigmund Freud) retratado no saguão da UFPR (Curitiba – PR) e Escola Letra Freudiana (Rio de Janeiro – RJ) em 2002.

Sendo um desdobramento deste mesmo tema, o atual projeto expográfico explora e vincula a figura de Sigmund Freud como “ícone” juntamente com as imagens de alguns pintores icônicos e o Toten.

O atual projeto consiste em 20 pinturas à óleo, retratando Sigmund Freud, sua esposa Anna, seu neto Lucian Freud, bisneta Bella Freud, Pablo Picasso, Salvador Dali, Marc Chagall, Andy Warhol, Franz Kracjberg, Francis Bacon, uma releitura da obra “Boy Smoking” de Lucian Freud, o “Toten” e representações a óleo do mesmo. Também propõe um ambiente de sala/consulta contendo um móvel (suporte da peça “Toten”), uma cadeira de balanço e tapete.

O questionamento primordial do Dr. Sigmund Freud nos remete ao âmago civilizatório, ao cerne do ser humano; representado no ícone “ Toten”.

O “crânio humano”, imagem simbolicamente associada a morte, embora comum a todos, em nossa psique como ícone de algo assustador, arrepiante.

TOTEN > crânio metalizado no hemisfério esquerdo (homem/máquina), hemisfério direito (PRIMAL) > representação icônica do ESTABLISHMENT do PAI PRIMORDIAL E O PARRICIDIO PRIMEVO

O termo ArtePsicanálise, sugere as fortes expressões indagativas das personagens retratadas nas telas, criando uma atmosfera psicanalítica, um ambiente de consulta pessoal, OBRA/OBSERVADOR, trazendo à tona os questionamentos profundos da psique humana.

5 visualizações0 comentário

Comentários


bottom of page