top of page

Pierre Felice é um renomado artista plástico paranaense contemporâneo, conhecido por suas obras que exploram temas como a natureza, a espiritualidade e a cultura brasileira. Suas pinturas costumam apresentar uma combinação de cores vibrantes e formas orgânicas, criando composições visualmente cativantes. Felice também trabalha com esculturas e instalações, utilizando uma variedade de materiais para expressar sua visão artística única. Sua obra é reconhecida tanto nacional quanto internacionalmente, contribuindo para a riqueza e diversidade da arte contemporânea do Paraná.

FELICE, Pierre

São Paulo/SP,    1970.
Pintor, desenhista, gravador, designer gráfico e instalacionista. Reside em Curitiba/PR. Começa a se dedicar às artes plásticas aos 16 anos de idade, incentivado pela família e amigos devido à tendência natural ao desenho criativo. Em Curitiba participa de cursos livres de Litografia e Xilogravura, de 1986 a 1990 no Solar do Barão; Composição, no MAA em 1989;  Oficina de Escultura no Parque São Lourenço/FCC em 1994; Psicanálise e Arte Contemporânea com Ronaldo Rolhgiesser, em 2002, no Rio de Janeiro/RJ. Cria suas obras tendo como ponto de partida projeções do inconsciente, mundo imaginário e observação do real. Sobre o desenvolvimento do processo de criação, comenta ser este muito ambíguo. Às vezes ocorre por acaso e com resultados satisfatórios e também premeditadamente, fazendo vários estudos da obra. Pierre Felice coloca-se no perfil de artista versátil; mas questionado sobre a arte nacional brasileira responde que não se enquadra a ela por meus trabalhos serem muito pessoais e não terem tendências regionais. Sobre a função da cor em sua obra, afirma que dependendo daquilo que está sendo produzido ela pode ser ou não ser essencial. Prefere contrastes de cor, em relação ao fundo da tela preparada geralmente com tons frios ou terrosos, sendo importante na vibração da cor. Adota óleo e acrílica sobre tela – criando texturas com areias especiais e pós de mármore – aquarela; desenho, xilogravura, litografia. Dedica-se integralmente à atividade artística, produzindo e ministrando vivências em Arte – Terapia. De 1998 a 2000, reside no Chile. Em Santiago trabalha como designer gráfico, efeitos especiais e animatronix para comerciais de TV e cinema. Faz pré-produção e efeitos especiais no longa-metragem Tierra del Fuego de Miguel Litin, em Punta Arenas.
Individuais: Via Brazil, Búzios/RJ, 2000. “Toten und Tabu” – Letra Freudiana, Rio de Janeiro/RJ, 2002. “Elemento” – Galeria Espaço de Arte, Curitiba/PR, 2003. Café Le Duc, Curitiba/PR, 2004.
Salões: “IV Mostra Moniquense de Artes Plásticas” – Santa Mônica Clube de Campo, Curitiba/PR, 1987. “46..º Salão Paranaense” – MAC-PR/COSEM/SEEC, Curitiba/PR, 1989 – participação conjunta com Marcos Reis.
Coletivas: Casa da Cultura Emília Ericksen, Castro/PR, 1997. Casa da Cultura Edgar Egas Gomes, Irati/PR, 1997. SMC, Londrina/PR, 1997. “5.ª Ciranda da Arte” – PML/COSEM/SEEC, Londrina/PR, 1997. Museu Casa Coronel Joaquim Lacerda, Lapa/PR, 1998. Fundação Cultural, Ibiporã/PR, 1998.
Referência
FELICE, Pierre. Entrevista concedida ao Dicionário das Artes Plásticas no Paraná. Curitiba, 10 out. 1995; 02 fev. 2003.

 


EXPOSIÇÕES COLETIVAS

1987 – IV Mostra Moniquense de Artes-Plásticas – Clube Santa Monica – Curitiba
1989 – 46 Salão Paranaense de Artes-Plásticas – Curitiba
1996 – Ciranda da Arte Curitiba – Organização – Galeria Sônia Filletti
Casa da Cultura Emília Erichsen – Castro – PR
Casa de Cultura Edgar Egas Gomes – Irati – PR
Secretaria da Cultura – Londrina – PR
Museu Casa Cel. Joaquim Lacerda – Lapa – PR
Fundação Cultural de Ibiporã – Ibiporã – PR
1998 – Show e Exposição Beneficente aos Desabrigados em Honduras (transmitido ao vivo Chile/Honduras – In Loco)

EXPOSIÇÕES INDIVIDUAIS

1999 – Restaurant & Pub Cabo Frio – Santiago – Chile
2000 – Via Brazil – Búzios Rio de Janeiro
2002 – “Toten & Tabu” – Saguão da UFPR – Curitiba – PR
“Toten & Tabu”-  Escola Letra Freudiana – Rio de Janeiro – RJ
2003 – “Elemento” Galeria Espaço de Arte – Curitiba
2004 - “Elemento” – Café Le Duc – Curitiba
2005 – “Elemento” – Atelier 3 Mulheres 3 Colheres – Curitiba - PR
2018 – “Janela Bateias” Secretaria da Cultura de Campo Largo – Campo Largo – PR
2022 – “Freud e a ArtePsicanálise + CENTENÁRIO de Lucian Freud” – Casa da Cultura - Campo Largo – PR
2023 – “Acervos Pessoais” – Casa da Cultura Dr. José Antônio Puppi – Campo Largo - PR

bottom of page